Meu Corpo Gordo na Fotografia

ENSAIO DEZEMBRO DE 2020

ABRES CAMINHOS

Abram os caminhos é o ultimo ensaio que fiz quando escrevia esse texto, ideia da @juqueirozfotografia numa live sobre meu livro #lutecomoumagorda e todo processo artístico que aconteceu no projeto do livro. Estamos na live em várias pessoas; Paula Mello, Giovana Baria, Ju Queiroz, Lucas, Jorge e eu contando, falando sobre o livro. Foi uma live emocionante, estávamos na emoção dessa energia de produzir algo revolucionário.

Quando na fala da Gio, falando sobre meu trabalho o quanto era vanguardista, potente e que estávamos abrindo picadas no facão. Imediatamente recebi uma mensagem da Ju dizendo que teve uma ideia incrível pra nosso próximo ensaio, e foi então que começamos a pensar em colocar na fotografia essa ideia de abrir caminhos…

Ensaio Abres Caminho – Por @juqueirozfotografia

JU queiroz escolheu um lugar que ainda não conhecia, num cenário diferente, no meio da floresta, cerrado de galeria, na época das chuvas onde tá tudo verdeeeee vivooooooo numa manhã de sol, mas foi o verde que tomou nossas corpas ali dentro da floresta!

A gente conversou sobre como queríamos abrir os caminhos, e essas escolhas reverberam na nossa história, corpa, afetos e mensagem do que queremos passar.

Tem facão! Tem! Mas antes da gente fazer, conversamos e disse a ela que estava numa vibe de fazer algo suave, com mais calma do que a luta que sempre foi minha vida: guerra!

Queria leveza sabe? Tem uma hora que não dá mais pra ficar lutando o tempo todo, isso é violento também! Ela, como sempre entendeu e pra variar eu vejo isso nas fotos, na textura, em mim…

A gente conseguiu vivenciar isso ali: amor, carinho, leveza … Mas força, firmeza também teve é minha marca, minha história!

No verde escuro fizemos as fotos uma mais linda que a outra, e quando ficaram prontas e a Ju me mandou eu chorei emocionada mais uma vez de me ver ali naquelas imagens… Ver minha proposta de luta, mas com leveza… Existem batalhas que é preciso recuar e outras avançar… Lutar o tempo todo dói… ainda mais porque as pessoas não entendem o que significa lutar contra a gordofobia sendo uma gorda maior e pesquisando sobre isso….

Existe uma romantização do ativismo nas redes! Não é glamour não, posso te garantir!

Nosso Ensaio foi perfeito, um grande encontro como sempre: eu e a Ju falamos pelo olhar e nos conhecemos intimamente para entender onde estamos e o que queremos… além de que fazemos do ensaio uma festa, eu e ela nos jogamos profundamente no fazer, mas também no contemplar… é irmandade forte!

Ensaio Abres Caminhos – Por @juqueirozfotografia

Foi o Ensaio que eu mais me senti a vontade, tranquila e segura do que estávamos falando… Lembrei bastante da minha banca de doutorado que anunciou que esse nosso trabalho era política publica porque as pessoas não viam mulheres gordas como eu num ambiente de poder e representatividade… Isso mexe até hoje comigo!

O ensaio explode de amor!

Abram-se os caminhos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: