Meu Corpo Gordo na Fotografia

Ensaio Julho de 2019

Corpos em Festa!

Nosso ensaio “Corpos em festa” foi pensado numa exposição na Assembleia Legislativa do Mato Grosso, que acabou não acontecendo pela pandemia. Esse evento faz parte de estratégias que criamos no projeto LUTE COMO UMA GORDA para provocar na sociedade uma reflexão sobre como tratamos os corpos gordos e a necessidade de despatologizar essas pessoas.

A ideia era ocupar espaços políticos antes negados a esses corpos com nossa existência feliz e política.

Ensaio Corpos em festa – Por @juqueirozfotografia

Entender a imagem como força política e reinvindicação para políticas públicas a esses corpos gordos foi o objetivo central da união entre a pesquisa de doutorado de Malu Jimenez pela UFMT, o coletivo Gordas Xômanas em Cuiabá e o trabalho do olhar pela fotografia de Jú Queiroz.

Sabemos que os corpos gordos sempre são representados de outra maneira: tristes, isolados, depressivos, sujos e feios. Assim, pensamos em mostrar para o mundo que isso vai mudar, já está mudando, nossos corpos gordos estão em festa porque estamos construindo conhecimento para que mulheres gordas se libertem da estigmatização construída em nossa sociedade.

Estamos em festa porque nos encontramos, nos amamos, nos cuidamos, nos empoderamos e lutamos por um mundo menos gordofóbico, onde a mulher gorda possa ser quem ela é, e sentir orgulho disso.

Esse ensaio foi uma festa de PODER feminino GORDO para nos empoderar e através de nossas imagens mostrar a outras mulheres gordas e a sociedade, que nossos corpos podem e estão felizes e em festa.

Ensaio Corpos em Festa – Por @juqueirozfotografia

Nosso primeiro ensaio juntas foi uma explosão de alegria, medos, inseguranças, estavamos juntas para as fotos, eramos um coletivo, mas não sabiamos a repercussão dessas fotos.

Nós mulheres gordas vivenciamos na maior parte de nossas vidas reações preconceituosas, cruéis e violentas com nossos corpos.

Esse ensaio foi diferente pra mim porque rolou a maquiagem, a Gabi uma das Gordas Xômanas é maquiadora profissional e ela maquiou eu e a Fernanda que não sabiamos nos maquiar, me achei muito esquisita com a maquiagem, e confesso que não me senti muito bem, parece não ser eu mesma.

Não sei se é pelo teatro que faz parte da minha vida desde a infância, que maquiagem é e sempre foi relacionada a uma personagem, faz parte dessa construção. Mas nos Ensaio eu quero me ver nele sabe? Quem é a Malu ali naquelas fotos? Quero levar o que sou e como sou: mulher gorda para dentro delas.

Foi o dia todo de Ensaio, fizemos numa casa linda dentro da mata no bairro da Aldeia Velha aqui na Chapada dos Guimarães, na época uma grande amiga estava morando lá e nos emprestou o dia todo para as fotos. Foi muito cansativo, mas o resultado é essa alegria, esse encontro, e o amor que transborda nas fotos.

A @juqueirozfotografia é psicóloga também e ela usa de suas técnicas de ouvir, acalmar e reconfortar dentro dos ensaios, ela conversava paralelamente com cada uma e nas horas das fotos deixava todas nós bem confiantes. Esse Ensaio selou nossa parceria, tanto entre as Gordas Xômanas como com a Jú Queiroz, que se entregou naquele trabalho de corpo e alma.

Ensaio Corpos em festa – Por @juqueirozfotografia

Fazer um Ensaio solo para mim é mais fácil, mais intimo, sou eu e a fotógrafa, a gente ali interagindo e vivendo a energia do momento.

Um ensaio em coletivo da muito mais trabalho, esse pelo menos deu porque precisavamos pensar nos figurinos, maquiagem, objetos. A Camila e a Cemires pensaram em todo o ambiente e como isso ia aparecer nas fotos. Eu fiquei responsável em fechar a ideia com a Jú, a locação, a Fernanda ficou responsável pelo transporte. E a Mônica em acalmar a gente rsrsrsrs, brincadeirinhas a parte mas deu uma trabalhadeira danada pra que tudo saisse direitinho.

O resultado das fotos foram impressionantes, todo mundo amou e a satisfação foi geral. Eu e Juliana arrumamos tudo para a exposição, tinhamos pensado num Evento DIA G – Não a Gordofobia! No qual o dia todo aconteceriam eventos dentro da temática do corpo gordo, a exposição seria uma delas, mas infelizmente veio a Pandemia e tivemos que cancelar tudo. Ainda não sabemos se conseguiremos o patrocínio e apoio para realizar a ideia, esperamos que sim. Seria muito importante!

Ensaio Corpos em festa – Por @juqueirozfotografia

Independentemente da exposição não ter acontecido, nossas corpas festejaram, se amaram, comemoraram e gostamos do que vimos: Corpos gordos femininos celebrando a vida!

Esse Ensaio é lindo e potente, quando olho pras fotos me abastece de força, alegria e amor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: