Quem é Malu Jimenez

Maria Luisa Jimenez Jimenez

A curiosidade sobre o mundo levou Malu Jimenez, como é conhecida, a fazer filosofia, se formou pela UNESP de Marília interior de São Paulo, e desde a graduação tem interesse pelo Feminismo, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento, Epistemologia, Sociologia e as Artes, principalmente a Literatura e o Teatro sempre estiveram em suas pesquisas, vivências e discussões. Depois de formada esteve dando aulas de Filosofia e Sociologia no litoral de São Paulo, e nunca mais saiu da sala de aula. 

Recebeu um convite para morar na Espanha e estudar juventude indígena a partir de um curso de doutorado em Antropologia Social. Malu homologou seu título de filósofa na Universidad de Granada e passou para o Doutorado em Antropologia Cultural na mesma Universidade, conheceu um cozinheiro Vasco no caminho, juntaram seus sonhos e vieram para o Mato Grosso fazer trabalho de campo com juventude indígena bororo,  com foco em mulheres. Conheceu o feminismo indígena da região, se apaixonou envolvendo-se com projetos e histórias de vida.

Mora em Chapada dos Guimarães no Mato Grosso há doze anos, por escolha, é mestra em Estudos de Cultura Contemporânea ECCO pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, sua pesquisa esteve em torno a saberes e sabores subalternos, começou a desenvolver a escrita em primeira pessoa. Ganhou edital de publicação de livro de sua dissertação da editora letramento em Belo Horizonte, “Domésticas: cotidianos na comensalidade”.

Dá aulas de filosofia, sociologia, redação e literatura para o Ensino Médio e Superior, desenvolve trabalhos com teatro dentro das escolas. É doutora interdisciplinar em cultura contemporânea, onde pesquisou mulheres gordas, gordofobia, resistências e ativismos através da autoetnografia, tese intitulada “lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos”.

PHD em Gordofobia, Idealizadora do projeto/ação lute como uma gorda, o qual surgiu com a necessidade de levar para fora da academia a discussão sobre GORDOFOBIA e os Corpos Gordos femininos, é fundadora do Grupo de Estudos Transdisciplinares do Corpo Gordo no Brasil – PESQUISA GORDA, vem se destacando como uma importante voz sobre os estudos do corpo gordo feminino no Brasil, foi convidada pelo coletivo “Gordas sin Chaquetas” de Bogotá, Colômbia, na organização e participação do primeiro encontro de ativismos gordo da América Latina em 2019.

Malu Jimenez se denomina gorda, filósofa feminista, artivista faz arte na escritura propondo um novo olhar sobre os corpos gordos, doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT, PHD em Gordofobia, autora do livro lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos”, pela editora philos. Fundadora do Grupo de Estudos Transdisciplinares do Corpo Gordo no Brasil – PESQUISA GORDA, idealizadora do projeto lute como uma gorda, coordena as redes sociais @estudosdocorpogordo, faz parte do coletivo feminista GORDAS XÔMANAS em Cuiabá, Mato Grosso, é colaboradora escritora no Todas Fridas, Edito Philos e no Margens, colunista no Guru da Cidade e tem parceria com a marca feminista PUTA PEITA e a Labrys trabalhos Acadêmicos.

Palhaçaria Gorda na Praça

Chapada dos Guimarães -Mato Grosso

Fotografias @juqueirozfotografia

%d blogueiros gostam disto: