O portfólio “lute como uma gorda” apresenta trabalhos realizados desde 2018 em diversas regiões do Brasil e na América Latina.









Prêmios/Reconhecimentos
– Meu corpo é político! Museu da Pessoa.
– Bienal Black Brazil Art. Prêmio Fotografia Digital – Categoria OBRA. Fotografia do Ensaio Manifesta ENVENENADA, 2022.
– Bienal de Cerveira – Portugal – Concurso Internacional – Seleção de duas fotografias dos Ensaios Manifestas Envenenada e Sobras
Palestras / Aulas Abertas
– O corpo gordo como resistência: Pesquisadoras do Corpo Gordo no Brasil. POP PLUS Feira Moda Plus Size. São Paulo – SP. Em 09 de dezembro de 2018.
– Corpos femininos dissidentes: gordofobia e racismo na sociedade do ódio imanente. ICHS – UFMT- IMUNE Instituto de Mulheres Negras no Mato Grosso. Em 11 de abril de 2019.
– Palestra para Professores do Colégio Pedro II – Educação, Diversidade e Gordofobia na escola. Rio de Janeiro. 03 de outubro de 2019.
– Palestra UFRRJ – Pedagogia: “Gordofobia na escola: novas maneiras de entender esse estigma.” Nova Iguaçu – RJ. 03 de outubro de 2019.
– Palestra para o curso de Teatro – UNEMAT – Corpo Gordo feminino. Projeto: BICHA SOUND SYSTEM. Cineteatro, Cuiabá – MT em 12 de setembro de 2019.
– Palestra Online: “Gordofobia”, realizada nos dias 12 e 13 de maio do ano de 2020. Para NAMI Rede Feminista de Arte Urbana – Rio de Janeiro – RJ.
-Palestra para o Grupo de Estudos “Corpos e feminismos dissidentes“ , promovido pelo Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/PPGS/DCS) da Universidade Federal do Ceará – UFC – 10 de junho de 2020.
– Palestra no Festival do Conhecimento – UFRJ – Gordofobia no discurso de saúde para o controle dos corpos gordos – 20 de julho de 2020.
– Palestra para o I Seminário de Formação em Gordofobia Médica – UFMG – Centro Acadêmico do curso de Medicina DAAB – 28 de Agosto de 2020.
-Palestra: “Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismo”, dentro das atividades da disciplina de mestrado e doutorado “Transculturalidades, pós-colonialidades e decolonialidades”, no PPGEL – Programa de Pós- graduação em Estudos da Linguagem, Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – 8 de outubro de 2020.
-Palestra “Ativismo Gorde” , para o Projeto de Extensão Corpotências: Grupo de Estudos em Diversidades Corporais vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX), Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – 15 de dezembro de 2020.
-Palestra “Lute como uma gorda: gordofobia, ativismos e resistências” no Seminário Integrado de Filosofia – SIF, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – 14 de janeiro de 2021.
–Festival Virtual 8M. Mujeres, Liderazgo e Igualdad. Cuerpxs gordxs en el activsmo e academia. Participan: Alejandra Oyosa (Activista antigordofobia, y por la diversidad corporal), Erika Bülle Hernández (UNAM), Malú Jiménez (Universidad Mato Grosso de Brasil) y Colectiva Gordas sin Chaqueta (Colombia). Março 2021.
– Mesa de Conversa – USP – UNICAMP – UFRJ. Gênero & Desigualdades + Saúde – Debates Corpos gordos e COVID-19: estigma, ativismo e resistências. Página do Pagu no Facebook, pelo canal do Numas no Youtube e canal do CLAM no Youtube. 24 DE MARÇO DE 2021.
– Palestra DIA DO DESAFIO 2021. Gordofobia e atividade física para todes. SESC 24 de maio. São Paulo, 26 de maio, 2021.
– IV Encuentro Latinoamericano de Investigadores/as sobre Cuerpos y corporalidades en las culturas. Mulheres gordas: gordofobia, violências e (Re)existências. Universidade Nacional Mayor de San Marcos. Lima – Peru, agosto -2021.
– Palestra EVENTO DIVERSUS – lute como uma gorda! Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC São José do Rio Preto – SP, 30 de agosto, 2021.
– Palestra Diversifica PET – Gordofobia. Universidade Federal do Paraná – UFPR – Curitiba – PR. 28 setembro 2021.
– Aula Aberta – Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) – Políticas Públicas de Cuidados para as Diversidades – Diálogos entre a obesidade(s), corpo gordo, saúde e outras interseccionalidades. Universidade Federal da Bahia UFBA. 06 de outubro, 2021.
– Palestra IV Encontro Literatura, História e Pós-colonialidade – Saberes e Sabores subalternos. Universidade Federal Fluminense – UFF. 09 de novembro, 2021.
– GRANDE FESTIVAL DE EPISTEMOLOGIAS DISSIDENTES PROMOVIDO POR: grupelho – Grupo de Estudos e Ações em Filosofia e Educação da Faculdade de Educação da UFMG EPISTEMOLOGIAS VISCERAIS – Aula Aberta: Filosofia Gorda com Malu Jimenez, 25 de novembro de 2021.
– Aula para o Programa de Pós Graduação em Direito – FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO . FDSBC – Gordofobia e Direitos Humanos. São Bernardo do Campo, 04 de dezembro, 2021.
-Palestra “Gordofobia, pressão estética e auto-cuidado“. Apodere-se mulher! GMF -Grupo de Monitoramento e fiscalização do sistema carcarário e socioeducativo de Mato Grosso. 31 de dezembro, 2021.
– Palestra “Gordofobia e Culto ao Corpo – entre conceitos e preconceitos”, na 2ª edição do evento “Chá com Elas”. Escola Judicial (EJUD14) do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT RO e AC), 08 de março de 2022.
– Mesa “Cultura e corpes dissidentes (Gordes, Idoses e Pessoas com Deficiência)“. Bolsa Cultural Paraná Criativo, 25 de março de 2022.
-Cine Debate sobre o Documentário “GORDA”, organizada pelo Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida (CRM-SSA), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e Direitos Humanos (NEPP-DH) da UFRJ, realizada no dia 29 de setembro de 2022.
–Diversidade em Pauta: influência em experiência, escuta datadriven, e atuação de marca. PUC/MG, 17 e 22 de novembro de 2022.
–O que é Gordofobia? Palestra ministrada para estudantes de psicologia na UNA, Belo Horizonte, 11 de novembro, 2022.
Rodas de Conversa:








– Você sabe o que é Gordofobia realmente? Metade Cheio, Cuiabá, MT em 16 de março de 2019.
– Atendimento Não Gordofóbico nas Lojas Bebel para Equipe vendedoras, estoquistas, gerentes. Cuiabá, MT. Em 05 de maio de 2019.
– Gordofobia no Mercado de Trabalho. Metade Cheio, Cuiabá, MT em 28 de junho de 2019
– Dia internacional da paz. Sobre os corpos diversos. Pantanal Backpacker Hostel, Cuiabá – MT em 26 de setembro de 2019.
– Roda de Conversa: Gordofobia na escola. Metade Cheio, Cuiabá, MT em 27 de setembro de 2019.
– Palhaçaria Feminista Gorda na Praça. Chapada dos Guimarães, MT. Em 26 de outubro de 2019.
– Gordofobia no audiovisual. Festival tudo sobre mulheres. Cine Cuiabá, MT. Em: 30 de outubro de 2019.
– Gordofobia Médica para o I ENCUENTRO LATINO AMERICANO ACTIVISMO GORDO. Bogotá, Colômbia. Em 10 de novembro de 2019.
– O que é Gordofobia? Evento LITERAGORDA – Sesc São José do Rio Preto – SP. Em 12 de março de 2020.
– TALK: “Proteção e fomento da diversidade cultural brasileira”. Festival Casa ARARA – Paris – Brasil, setembro de 2020.
– O corpo gordo é resistência. Festival Mulheres Resistem – Maringá – PR, outubro, 2020.
– Lugar de Fala. Festival lua Negra – Coletivo Feminista Projeto Lis – João Pessoa – PB, outubro, 2020.
– 8º Festival Esse Monte de Mulher Palhaça. GORDOFOBIA E PALHAÇARIA. As Marias da Graça Associação de Mulheres Palhaças, junho de 2021.
– Praça Sinais que Vêm da Rua. Gordofobia como dispositivo na regulação das corporalidades. Rede Unida, Rio de Janeiro, 27 de julho de 2021.
– SESC Ideias. Turismo e preconceitos: Gordofobia. SESC São Paulo – SP – 24 de agosto, 2021.
– ATIVIDADES DA SEMANA MOVE 2021 – Formação – Bate Papo com preparadores físicos do SESC 24 de maio. Gordofobia e Atividade Física, outubro 2021.
– Bolsa Cultural Paraná Criativo. Mesa de debates: Corpos dissidentes: gordes, idoses e corpes com deficiência, março 2022.
Rede Unida – Praça sinais que vem da rua: Quais Vidas importam? 15 Congresso Internacional Rede Unida, 16 a 19 de junho, 2022.
-SESC Guarulhos. Voz de atleta: Gordofobia nos esportes. 04 de novembro, 2022.
–Lute como uma gorda. Roda de conversa e lançamento do livro lute como uma gorda com mulheres do morro do papagaio em Belo Horizonte do movimento plus da quebrada. 12 de novembro, 2022.
Oficinas, cursos e mini-curso






Oficinas
– Lute como uma gordinha! Evento LITERAGORDA – Sesc São José do Rio Preto – Março, 2020.
– Oficina Gordofobia Médica – Encontro Regional dos Estudantes de Medicina EREM.SUL2 – 27/09/2020
Mini Curso
– Introdução à Gordofobia: O engendramento do ativismo gordo sob perspectiva sociológica. Congresso Brasileiro de Sociologia -UFSC, julho, 2019.
– “Insurgências Gordas -Gordofobia, Pressão Estética e Padrões de Beleza”. PUC Minas Gerais, Poços de Caldas, 19 e 21 de Outubro de 2021.
Cursos Online/Formações
– Introdução aos Estudos do Corpo Gordo. Projeto lute como uma gorda! Nona Edição, outubro 2020 a junho 2021. Projeto lute como uma gorda.
– A escrita que afecta: autoetnografia. Itinerários para uma escrita afetiva. Labrys Serviços Acadêmicos – Fortaleza – CE – novembro, 2020.
–Insurgências Gordas. Intensivo reúne nomes da pesquisa e militância gorda do país em aulas online com temas que vão de saúde mental a racismo; de filosofia à literatura, coordenando o Projeto e ministrando a aula: Autoetnografia: por uma Filosofia Gorda. Janeiro/abril de 2021. Curadoria: Jéssica Balbino e Malu Jimenez.
–Monitoria Escritas Afectivas. Reencontro afetivo com sua história, e acabe vivenciando um acontecimento/encontro com sua escrita potente. Acontecendo – Projeto lute como uma gorda.
–Oficina: Corpos Políticos, Resistências Fotográficas. O objetivo é desconstruir a ideia que temos sobre as imagens normalizadas dos nossos corpos, para visibilizar nossos corpos como potentes e políticos. Para isso, entendemos que as fotografias contam histórias e ao tensionarmos essas histórias, buscando os invisíveis que nelas se encontram, possibilitamos narrativas comprometidas com uma existência política e de resistência. Acontecendo – Curadoria: Malu Jimenez e Rossana Heinze
–Comunidade do Corpo: Ciclo gordofobia. Roda de conversa online sobre Gordofobia na Atividade física, em três encontros. Dias: 01, 08, 15 e 22/06/2021, das 19h às 21h. SESC 24 de maio.
–Formação Gordofobia: ativismo, resistência e ativismo. Abraço cultural, RJ. 30 de setembro, 2022.
– Formação: Gestão no Esporte – Diversidade Corporal: Gordofobia. SESC SP – Centro de Formação Profissional, 26 de outubro, 2022.
-Diálogos da diversidade; Gordofobia. Palestra para Empresa Martin Brower para funcionários via zoom, 28 de outubro, 2022.
ASSESSORIAS
– Lojas Bebel. Como ter um etendimento humanizado não gordofóbico no atendimento a clientes. março e abril 2019. Cuiabá – MT.
– Puta Peita – loja e confecção de camisetas e artefatos feministas. Grade de numeração e modelagens para tamanhos grandes, atendimento não gordofóbico. Curitiba – PR.
– ONG Desiderata – Campanha sobre “obesidade” infantil. Rio de Janeiro – RJ.
– Revista Glamour Brasil – Expressões gordofóbicas que falamos e nem sabemos que são preconceituosas. São Paulo – SP.
– Curso de Jornalismo – ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo.
LIVES NAS REDES
– Participação da live com as filósofas na rede sobre a gordofobia na quarentena, maio, 2020.
– É Pra Falar de Gênero Sim! | Pautas invisíveis: bissexualidade e gordofobia. Pautas invisíveis: bissexualidade e gordofobia, setembro, 2020.
– Live realizada no Instagram (@frrrkguys) com Prof. Dra. Malu Jimenez, outubro, 2020.
–LUTE COMO UMA GORDA – Fala Rafa! com Malu Jimenez, novembro, 2020.
– TV 247 – Giro das 11 – Entrevista sobre direitos humanos com sara York. Fevereiro, 2021.
– RDNEWS- Portal do Notícias de MT – Entrevista com Malu Jimenez – ENVIE PERGUNTAS – Professora doutora da UFMT Maria Luiza Jimenez convida para curso online sobre “Introdução aos estudos do corpo gordo” e comenta sobre a gordofobia e a pandemia, março, 2021.
– “Por que o corpo gordo é rejeitado?”, com Malu Jimenez | Live do Pop Plus, julho/2021.
– Agência Aids, entrevista com Malu Jimenez, outubro 2021.
TUTORIAS ACADÊMICAS E PESQUISA
– Atendemos diversos alunos de Universidades públicas e privadas de todo o país para auxiliar, orientar em trabalhos acadêmicos, seminários, apresentações, projetos, monografias, dissertações e teses.
PARCERIAS E COLABORAÇÕES
– Todas Fridas – Coletivo e produção textual feminista. Rio de Janeiro – RJ.
– Puta Peita – loja e confecção de camisetas e artefatos feministas. Grade de numeração e modelagens para tamanhos grandes, atendimento não gordofóbico – Colunista de vídeos educativos. Curitiba – PR.
– Labrys – Serviços Acadêmicos – Tutoria, consultoria, aulas, cursos, leitura crítica. Fortaleza- CE.
– Margens – Multimídia e independente, Margens é o primeiro blog sobre literatura marginal/periférica, com foco na produção feminina. Artigos, textos. Poços de Calda- MG.
-BLOG lute como uma gorda. Projeto para evidenciar produção de pessoas gordas.
-Grupo de Pesquisa em Estudos transdisciplinares das corporalidades gordes no Brasil – PESQUISA GORDA, coordenadora.