TURMA 11/2022

Duração
Material vitalício – Faça o curso com tranquilidade no seu tempo.
100% Online
Estude no seu tempo, onde, como e quando puder e desejar.
Atendimento Personalizado
Curso Online: Introdução aos Estudos do Corpo Gordo
Ementa Formação Online Introdução aos Estudos do Corpo Gordo
O CURSO
O curso online Introdução aos Estudos do Corpo Gordo é um projeto/resultado de pesquisa de 5 anos de doutoramento em Cultura Contemporânea pela filósofa Malu Jimenez sobre Gordofobia, resistências e ativismos. De maneira simples e didática para que todo mundo possa entender.
Essa formação/ curso foi planejado e elaborado com muito cuidado e com base em conversas, depoimentos e pedidos de seguidoras, que estão começando a ler sobre a temática, conhecem alguma coisa, e querem se aprofundar nas discussões, mas não sabem por onde começar. Conversas com outras pesquisadoras, ativistas e suas dificuldades, duvidas, interesses, também serão contempladas nessa formação.
É pensado na multiplicação desses saberes Estudos do Corpo Gordo, na formação e construção intelectual para acadêmicos, pesquisadores, pessoas gordas, ativistas, feministas, artistas ou qualquer pessoa que se interesse pelo tema que ele acontece.
O curso começou em 2020 e tem sido repensado, melhorado em virtude dos feedbacks que as alunas apontam em seus encerramentos. Até então, tem sido um sucesso e ajudado muita gente a entrar na pesquisa, conhecer mais sobre a temática, ser um profissional preocupado com o atendimento a pessoas gordas, e para autoconhecimento.
QUEM PODE FAZER O CURSO
Pessoas que nunca estudaram nada a respeito, mas querem entender melhor essa discussão.
Pessoas gordes que querem entender melhor a história e estigmas que carregam sendo pessoas gordas, porque a sociedade odeia seus corpos, conhecer outras pessoas interessadas no tema e começar a construir uma rede de apoio.
Pessoas magras que se incomodam com a forma como as pessoas gordas são tratadas em nossa sociedade e gostariam de entender melhor porque essa exclusão acontece, e como ser aliada e lutar contra gordofobia sem ser gordofóbica.
Pesquisadoras e Pesquidores que se propõem estudar o corpo gordo e gostariam de ideias, incentivos e observações sobre esses estudos, ter acesso a discussão e bibliografia contemporânea sobre o tema.
Profissionais da educação, saúde, mídia, alimentação que se interessam em um atendimento humanizado, respeitando as diversidades de corpos e saberes, profissionais que buscam se aperfeiçoarem e entender como o estigma da gordofobia atravessa as pessoas gordas e nossa sociedade em geral.
Ativistas, feministas que gostariam de construir seus argumentos, debates através de conhecimento, ter autonomia na construção intelectual sobre a luta antigordofobia, feminismo gordo, etc.
COMO ESTÁ PENSADO O CURSO
Malu Jimenez com experiência em sala de aula há 22 anos, propõe um curso em 6 aulas, três delas, a de apresentação, um aulão de revisão e outro de encerramento, são encontros participativos e ao vivo, que também ficam gravadas para que todes possam interagir, fazer perguntas e expor seus anseios.
Três encontros, roda de conversa sobre os Estudos do Corpo Gordo ao vivo numa plataforma online.
Os vídeos interativos- ao vivo serão marcados com uma certa antecedência e gravados para possíveis visualizações, se necessário. Sempre levaremos em consideração dias e horários que a maioria do grupo possa participar via formulário. Sempre avisaremos com antecedência sobre as aulas ao vivo.
O curso começa sempre depois que as vagas são preenchidas, monta-se um grupo no WhatsApp e é disponibilizado uma plataforma com todo o material de apoio do curso, para que antes da primeira aula todes já tenham um contato prévio com o material. As vídeos-aulas são disponibilizadas à partir da aula introdutória, toda aula acompanha um PDF do roteiro da aula e o que será discutido naquele vídeo e a bibliografia de apoio e complementar.
A Turma 11/2022 está prevista para começar na semana do dia 23 de março de 2022.
O material de apoio é vasto e você pode escolher se aprofundar na discussão, ou apenas entender como ela acontece.
O objetivo do curso é introduzir a discussão sobre:
- Corpo gordo
- Gordofobia como estigma
- A institucionalização estrutural e cultural do preconceito
- A patologização desses corpos
- Gordofobia não é Pressão Estética
- O Ativismo Gordo
- Militância
- Pesquisas em Estudos do Corpo Gordo
A proposta é introduzir os estudos transdisciplinares das corporalidades gordas, na compreensão da gordofobia como estigma cultural, estrutural e Institucionalizada. Consigam entender o por que da patologização desse corpo gordo e a existência e lutas do Ativismo Gordo no Brasil e América Latina.
Metodologia:
- Aulas expositivas (vídeos/aulas)
- Aulas interativas (ao vivo)
- Aulas para perguntas e respostas
- Bate papo online
- Leitura de textos e livros
- Vídeos
- Construção de depoimento sobre a experiência de fazer o curso
Material didático:
- Livros em PDF
- Textos em PDF
- Bate papos
- Vídeos aulas
- Vídeos interativos
- Teses e dissertações sobre a temática
- Lives, documentários
- Elaboração de um vídeo/texto depoimento sobre sua experiência no curso (não é obrigatório)
AULA 01 – Apresentação e Introdução curso (respondendo dúvidas). (interativo)
AULA 02 – Corpo Gordo, Gordofobia e a Institucionalização desse preconceito (vídeo aula)
AULA 03 – A Gordofobia como Estigma. (vídeo aula)
AULA 04 – Ativismo Gordo, Militância e Academia (vídeo aula)
AULA 05 – BÔNUS – Roda de Conversa numa plataforma ao vivo para interação com es participantes. data e horário escolhido junto a turma!
AULA 06 – Encerramento do curso (respondendo dúvidas) (interativo)
Os vídeos serão de aproximadamente 30 a 40 minutos e o acesso é vitalício, para ouvir mais de uma vez, mandar suas perguntas, fazer com calma, no seu tempo, etc.
Referências Bibliográficas Básicas:
BERTH, Joice O que é empoderamento? Feminismos Plurais. Belo Horizonte: Letramento, 2018.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1997.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
GOFFMAN, Erwing. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1975.
GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo, Petrópolis: Vozes, 1996.
JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria; ABONIZIO, Juliana. Gordofobia e Ativismo gordo: o corpo feminino que rompe padrões e transforma-se em acontecimento. Trabalho apresentado XXXI Congreso Asociación Latino America de Sociología ALAS – Uruguay: Universidad de la Republica, 2017.
JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria. Gordofobia: uma questão de perda de direitos, 2018.
JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria. O corpo gordo feminino como resistência! 2018.
JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria. Gordofobia Médica: A reprodução do Estigma Social, 2018.
JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria. Mulheres Gordas numa sociedade lipofóbica, merecem a sororidade de todas e todes, 2018.
JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria. Mulheres e saberes subalternos: por uma episteme feminina, 2018.
JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria. Por que a BELEZA é tão importante para as MULHERES? 2018.
JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria. Pelo direito a não querer emagrecer e ser GORDA! RESPEITO AOS CORPOS DIFERENTES! 2019.
JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria. MEU CORPO GORDO É POLÍTICO: RESISTE AOS PADRÕES DA BELEZA E SAÚDE. 2019.
JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria. Se liga: body positive NÃO é ativismo gordo! 2020.
JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria. O QUE ESTÁ POR TRÁS DO DISCURSO DA OBESIDADE DO DR. DRAUZIO VARELLA NO FANTÁSTICO? 2020.
JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria. Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos. 2020. Doutorado (Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO) – Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Cuiabá, MT, Brasil. Disponível em:
POULAIN, Jean Pierre. Sociologia da Obesidade. São Paulo: Senac, 2013.
Ribeiro, Djamila. Lugar de Fala. Feminismos Plurais. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
RIGITANO, Maria Eugênia Cavalcanti. .”>Redes e Ciberativismo: notas para uma análise do Centro de Mídia Independente. Biblioteca on-line de ciências da comunicação, 2005.
WOLF, Naomi. O mito da beleza: Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
Toda Aula acompanha a Bibliografia básica e complementar para estudos e aprofundamento das discussões.
Assim que todas as vagas forem preenchidas, abriremos um grupo com todes os participantes e colocamos a disposição todo o material de apoio que está em um drive: aulas, vídeos, pdfs, livros, textos, etc… para que a turma tenha o primeiro contato e entenda a organização do funcionamento do curso.
A partir desse primeiro contato, é marcada a primeira aula ao vivo interativa de apresentação do curso com toda explicação sobre como ele foi pensado, funciona e seus objetivos, bibliografias, aulas, etc…
O dia e horário são escolhidos baseados nas escolhas feitas pelos participantes da turma na ficha de inscrição, os mais votados geralmente é o dia e horário escolhido para a aula. Mesmo assim, se o aluno não puder acessar a aula ao vivo, não se preocupe, porque ela ficará gravada para ser acessada assim que o mesmo queira e possa.
O CURSO É 100% ONLINE
Esse curso é pensado para que todas as pessoas possam fazer, independente de sua disponibilidade de horários, o acesso é vatalício e você terá muito tempo para acessar, ler os materiais, baixar, ver os vídeos, etc.
Você tem o controle do curso dependendo de suas possibilidades. Ou seja, oferecemos um grande banquete de possibilidades, materiais de apoio e vídeos aulas, e você vai se servindo como pode, quer ou consegue, dentro do seu tempo e possibilidades, objetivos..
É interessante porque você pode baixar todo o material e continuar lendo e estudando durante anos, meses, dias…. No tempo e disponibilidade que você desejar ou puder. Não precisa fazer nada correndo, com pressa.
CORRE E FAZ SUA RESERVA QUE AS VAGAS SÃO LIMITADAS.
Aceitaremos inscrições até atingirmos o total de vagas disponíveis.
Contato e dúvidas por e-mail: llutecomoumagorda@gmail.com ou
WhatsApp 65 993018851
INVESTIMENTO:
250,00
Escolha a melhor maneira de pagamento e garanta já sua participação!
PAG SEGURO – PAGUE EM VÁRIAS VEZES
PIX malujjimenez@gmail.com
TRANSFERÊNCIA Banco NU Bank c/c 10913719-4 Agência 0001 – Banco 260 – Maria Luisa Jimenez Jimenez
– mandar comprovante para o WhatsApp acima para confirmar a inscrição.
SYMPLA – pague em várias vezes sem juros
À partir do pagamento confirmado
EM QUALQUER FORMA DE PAGAMENTO:
Confirme com a gente pelo whatsaap seu pagamento,
ENVIE COMPROVANTE DE PAGAMENTO E SEU NOME PARA
65 993018851
AS INSCRIÇÕES PARA BOLSAS SOCIOECONÔMICAS PARA ESSA TURMA SÃO DESTINADAS A PESSOAS NEGRAS, TRANS, DEFICIENTES E PERIFÉRICAS.
Preencher o formulário abaixo:
Termos e Condições:
- Nenhum material utilizado no curso deve ou pode ser comercializado;
- Modificar, apagar ou inserir material nos drives e aulas do curso;
- Usar qualquer material para objetivos que não sejam de estudo, pesquisa, formação;
- A inscrição só será cofirmada após pagamento, envio de comprovante no whatsaap;
- O valor do curso não será devolvido após preenchimento da ficha de inscrição;
- Não haverá reembolso de nenhum valor para nenhum aluno, aluna, alune;
- O abandono do curso antes de sua finalização é responsabilidade do aluno, aluna, alune;
- Todos os dados fornecidos pelos alunos são de responsabilidade dos mesmos;
- Esse curso é propriedade intelectual, não sendo permitido cópias e plágios sob penalização da LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
Boa noite.
Como faço para participar das BOLSAS SOCIOECONÔMICAS.
Desde já agradeço
CurtirCurtir
Olá! Já falamos pelo whats bjo
CurtirCurtir
Olá Malu,
aqui é Verônica! O curso já começou dia 07? Estou sem Internet falando de uma lan house!
Se puder responder meu e-mail é veronicabarrosdeandrade@yahoo.com.br
Mil beijos!!!
CurtirCurtir
Te mandei email
CurtirCurtir
Olá ! Achei incrível esse curso 😍! Meu mestrado foi na área de Gordofobia, gostaria de saber por que não tem bolsa para pessoas com deficiência?
Um grande abraço e muito sucesso!
CurtirCurtir
Olá Giane! Que bom que vi e gostou, que legal que também pesquisa gordofobia. As bolsas também são para pessoas deficientes, é.so se inscrever..bjao
CurtirCurtir